sexta-feira, 23 de agosto de 2013


Após caminhar mais de 300 km, romaria chega neste domingo a Aparecida



          Há 37 anos movidos por tradição e fé, peregrinos saem de Campo Belo com destino à cidade de Aparecida, no Estado de São Paulo para uma caminhada de 320 km. A romaria, com 200 romeiros, partiu na manhã de quinta-feira, 15 de agosto, (Assunção de Nossa Senhora) da Igreja Nossa Senhora Aparecida, após uma Santa Missa celebrada pelo Padre Sebastião Ananias em homenagem aos romeiros. A chegada da romaria ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida acontece neste domingo, 25 de agosto.

            Serão dez dias de caminhada, intercalada com os horários de descanso, numa média de 32 quilômetros por dia. O início dos trajetos diários acontece sempre no amanhecer de cada dia. Toda a logística da caminhada é previamente organizada nos mínimos detalhes com uma grande equipe de apoio.

            De acordo com um dos organizadores da atual romaria, Antônio Alves de Sousa, existe toda uma estrutura por trás, atendendo com isto as necessidades básicas de todos os integrantes que este ano tem um grande número de novatos. Para isto, existem as equipes que são divididas: cozinha, café, água, barracas e caminhões.

            Na chegada a Aparecida acontece o encontro dos romeiros com seus familiares. Em seguida todos vão para a Basílica Nova quando será celebrada a Missa a Nossa Senhora Aparecida que será transmitida pela Rede Vida de Televisão. O retorno para Campo Belo está previsto para as 14h.

            Todo o ano a romaria a pé de Campo Belo a Aparecida, tem um significado e emoção diferentes para aquelas pessoas que enfrentam todas as adversidades para agradecer as graças e bênção alcançadas. A romaria a pé acontece todos os anos, no mês de agosto, e durante a caminhada os participantes se confraternizam e dividem as histórias de fé, que os move a caminhar até a Basílica de Aparecida.

            “Caríssimos romeiros de Nossa Senhora. Caminhar com Jesus é o sentido da vida de todos os cristãos, peregrinos neste mundo, construindo o reino de Deus para viver plenamente as alegrias celestiais. A alegria celestial é uma sinfonia de amor e de felicidade. Cada passo de nossa peregrinação nos deve levar na direção de Deus. A estrada mais segura para seguirmos nos caminhos de Jesus são os passos de Maria. Ela nos leva sempre a Jesus. Que a 35ª Romaria a Pé à casa da Mãe Aparecida seja momento de graça e bênçãos para os romeiros. Dai-nos a bênção, ó mãe querida, Nossa Senhora Aparecida”, lembrou Padre Sebastião Ananias Lino, pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus.



Romaria

            A romaria é a história da peregrinação do povo de Deus, que teve início com a partida de Abraão em busca da Terra prometida, passando 40 anos de caminhada pelo deserto. Dentro desta dinâmica, desde a descoberta da imagem de Nossa Senhora Aparecida os devotos da Mãe Maria saem de vários lugares e um só destino: o Santuário da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, um lugar de paz para onde eles vêm para alcançar suas graças e fazer seus louvores; enfim, chegar à Terra Prometida no coração do Pai.



Assunção Nossa Senhora

            O feriado de Assunção de Nossa Senhora é celebrado anualmente a 15 de agosto. Os cristãos acreditam que quando da morte de Virgem Maria, esta foi transportada em corpo e alma até aos céus.

            Assim, a festa da assunção para o céu da Virgem Maria é celebrada como a "Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria" pelos católicos.

            No dia 15 de agosto a Igreja celebra a solenidade da Assunção de Nossa Senhora. É a terceira e última solenidade de Maria durante o ano na Igreja u

Foto: Roberto Murilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário