sexta-feira, 30 de agosto de 2013


Tiro de Guerra de Campo Belo comemora o
Dia do Soldado

 Tiro de Guerra 04-008 de Campo Belo-MG

         Na última sexta-feira (23 de agosto) foi comemorado no Tiro de Guerra 04-008 de Campo Belo, o Dia do Soldado e realizada a apresentação do pavilhão nacional aos atiradores de 2013. Participou da cerimônia José Geraldo Fernandes, Presidente da Associação Comercial de Campo Belo, além de familiares dos atiradores.
            Durante o uso da palavra o Subtenente Rocha ressaltou a importância da bandeira nacional como símbolo máximo da nossa pátria e sua construção desde a colonização brasileira até 1889, quando teve sua composição final, à parte o acréscimo de algumas estrelas, no círculo azul, representativas dos novos Estados.
            Subtenente Rocha, também discorreu sucintamente sobre a biografia de Luiz Alves de Lima e Silva, o “Duque de Caxias”, também conhecido “O Pacificador” Patrono do Exército Brasileiro e sua contribuição na formação do Estado Brasileiro.

Dia do Soldado
            O dia do soldado é comemorado no dia 25 de Agosto. A data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro, foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão. Luís Alves de Lima e Silva - Duque de Caxias -lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos.
            Soldado é uma graduação do fundo da hierarquia militar. O termo soldado deriva do latim solidarius – alguém que é pago para servir.
            No Brasil, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se cadastrar em alguma das forças armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica). Na estrutura do governo brasileiro, estas estão integradas ao Ministério da Defesa e tem por objetivo a defesa dos direitos constitucionais.
            A carreira de soldado proporciona ao jovem o aprendizado de valores como disciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel.
            O soldado exerce atividade em tempos de guerra e na manutenção da paz, dentro e fora do país. Presta auxílio à população em situações de calamidade.
            Ao longo do século XX, o Dia do Soldado foi perdendo a sua popularidade e não mais é um dia público de festividade, nem mesmo são mais organizadas paradas militares em sua honra. Hoje as forças armadas brasileiras são homenageadas no dia 7 de Setembro, quando é comemorada a independência do Brasil de Portugal, ou no dia 15 de novembro, data em que se comemora a Proclamação da República.

Por Patrícia Lopes (Equipe Brasil Escola)


Em Belo Horizonte, vereador Célio Lopes
busca melhorias para o município

Deputado Duarte Bechir, vice-governador Alberto Pinto Coelho e o vereador Célio Lopes de Miranda

         O vereador Célio Lopes de Miranda/PPS esteve recentemente na capital Belo Horizonte para uma visita ao gabinete do deputado Nacib Duarte Bechir/PSD na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Na oportunidade, o vereador campobelense aproveitou o encontro para levar sua preocupação com relação aos serralheiros de Campo Belo que estão fechando suas portas para não serem multados após determinação do Ministério Público que notificou a Prefeitura Municipal solicitando que não fosse mais dado alvará de funcionamento para estas oficinas, uma vez que não estão em acordo com algumas questões ambientais. Alguns serralheiros já foram autuados e até multados no valor de R$ 2.500,00 pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Na oportunidade, Célio também esteve com o vice-governador, Alberto Pinto Coelho.
            Célio Lopes comentou o encontro que teve com o deputado. “Eu estive reunido com o deputado Duarte Bechir, nosso representante de Campo Belo na Assembleia, e levei para ele a minha preocupação com relação a classe de serralheiros aqui do município, para que pudéssemos ir até a Secretaria de Meio Ambiente para buscar uma solução com relação a estas multas e também para que eles possam trabalhar normalmente como sempre foi. E a gente como representante do município, estamos trabalhando para o povo e por isso o motivo da minha ida a Belo Horizonte e vejo com grande valia estar junto de políticos na esfera estadual para cada vez mais estar aprendendo e buscando soluções para a nossa cidade. Eu estive com o vice-governador, Alberto Pinto Coelho, uma oportunidade muito grande que o deputado Duarte me proporcionou e fiquei muito honrado e feliz com esta oportunidade. São sete meses trabalhando para o povo aqui na Câmara Municipal e não é fácil, porque às vezes têm as divergências, que são comuns nas casas legislativas, e hoje não podemos pensar em oposição, mas sim, trabalhar unidos para o povo que nos elegeu, porque a política é algo passageiro em nossas vidas e amizade vai ficar. Estou aqui para trabalhar para o povo e nesses quatro anos vou trabalhar prezando o que o meu partido me pediu: trabalhar com ética, transparência e honestidade, é o que eu sempre fiz na minha vida, porque prezo muito a minha família e quero ser um exemplo para os meus filhos”.
            Para o vereador, uma viagem muito proveitosa. “O deputado disse que esta situação dos serralheiros é uma questão de honra para ele e que vai junto a Secretaria de Meio Ambiente tentar achar uma solução e amortizar estas multas para que nenhum deles seja multado porque estão questionando que fomos nós vereadores que votamos esta lei de uso e ocupação do solo e na verdade ela foi aprovada no ano de 2010 e não neste início de mandato nosso e infelizmente os vereadores aprovaram uma lei que hoje veio a prejudicar estes serralheiros. Por isso é que temos de ter muito cuidado na hora de estar votando projetos para que no futuro não venha a prejudicar ninguém. Acho que nós vereadores tinha que rever esta lei para ver se conseguimos fazer uma alteração nela e fazer umas emendas de acordo com que os serralheiros que já estão trabalhando continue e que ela prevaleça para a abertura de novas oficinas, porque toda cidade desenvolvida tem seu distrito industrial com suas empresas dentro de uma área industrial. É preciso ver se o município tem condição de estar ajudando este pessoal para que eles tenham um lugar para trabalhar”.
            Célio também falou desta parceria com o deputado estadual Duarte. “Com certeza. Estamos aqui para trabalhar visando melhorar as condições de vida do povo de Campo Belo e o deputado Duarte Bechir é muito atuante e vem trabalhando com a maior dedicação, mostrando sua participação ativa em mais de 100 cidades e vem desenvolvendo um trabalhando atuante no Estado de Minas Gerais e aqui em Campo Belo não é diferente, ele está sempre presente em nossa cidade trazendo verbas e melhorias para as entidades do município, escolas e graças a Deus eu tenho as portas abertas no gabinete do deputado e tudo que reivindico a ele, eu sou atendido. Sou muito grato ao deputado Duarte e nestes quatro anos vou atuar sempre ao seu lado”.    

segunda-feira, 26 de agosto de 2013


Priscilla Martins é a Miss Terra Brasil 2013


         A campobelense Priscilla Martins é a Miss Terra Brasil 2013; a bela foi eleita em concurso realizado na madrugada de sábado para domingo (25/8) em Divinópolis (MG) e representará o Brasil no Miss Earth, que ainda terá data e local anunciados pela organização. Priscilla representou o município de Serra da Canastra/MG. Ao todo, 35 candidatas concorreram. Elas ficaram deste o dia 16, em Minas Gerais onde participaram de passeios, ensaios e ações ambientais, o foto maior do concurso. Priscilla Martins recebeu a coroa e a faixa da linda Camila Brant, Miss Terra Brasil 2012, que representou nosso país no Miss Terra do ano passado, sendo eleita Miss Earth Fire 2012.
            O Miss Terra Brasil faz parte dos grandes concursos de beleza, juntamente com o Miss Brasil Universo, Miss Brasil World (antigo Miss Brasil Mundo) e Miss Internacional. A franquia ‘Miss Terra’ no Brasil é de responsabilidade da “Look Top Beauty”
            Uma característica interessante nesta edição do Miss Terra Brasil é que ele trouxe candidatas bem experientes. Entre elas temos a linda Karla Mandro, eleita Miss São Paulo em 2010, Maria Eduarda Kräemer, que representou Itajaí no Miss Santa Catarina 2012, Priscilla Martins que já foi Miss Brasil Intercontinental, Renata Lustosa que foi Miss Piauí 2011 e Djuna Patzi que participou do Miss São Paulo do ano passado, só para citar algumas.

Perfil de Priscilla Martins (Serra da Canastra – MG)
*Idade: 21 anos
*Profissão: Estudante de Direito e modelo
*Hobbies: viagens, cinema, música e leitura.
*Características físicas
*Altura: 1,74 m
*Peso: 61 kg
*Busto: 90 cm
*Quadril: 98 cm
*Cintura: 63 cm
*Cabelos castanhos e olhos castanhos

Resultado oficial do Miss Terra Brasil 2013:
*Miss Terra Brasil 2013: Priscilla Martins
*Miss Ar Brasil 2013: Juliete de Pieri
*Miss Água Brasil 2013: Karla Mandro
*Miss Fogo Brasil 2013: Rafaeli Ringenberg


Fonte: curiosando.com.br/miss-terra-brasil-2013/
Fotos: Priscilla/Arquivo

sexta-feira, 23 de agosto de 2013


Informativo da Câmara Municipal


         Confira o que de mais importante foi apresentado na Reunião da Câmara Municipal de Campo Belo na reunião ordinária de segunda-feira, 19 de agosto.

Por: Kelly Cristina

Indicações
*Ind. 223/2013: Visando aprimorar o abastecimento de água nos bairros Eldorado e Passatempo, Christian Giuliane Alves/PSDB sugere ao DEMAE que construa um reservatório d’água para atender os moradores das localidades. Segundo o vereador, os consumidores sofrem com a escassez do produto, o reservatório contribuirá para a solução do problema.
*Ind. 224/2013: É do vereador Christian a indicação que solicita a reforma da Escola Municipal Major Pinto, na Comunidade da Cachoeirinha. O parlamentar alega que a instituição necessita com urgência de reparos nas salas de aula, refeitório e banheiros.

Requerimento
*Requerimento 80/2013: Marilena Neves dos Passos/PSC requer informações a respeito da forma que são feitas as contratações de médicos para atuar no PAM (Pronto Atendimento Municipal). A vereadora quer saber se há algum tipo de convênio estabelecido entre o município que mantém as despesas da unidade e alguma empresa privada, caso haja a formalidade, o requerimento pede que seja fornecido às cópias à Câmara Municipal.

Projetos Aprovados
*Projeto de lei 33/2013: De autoria do Executivo, o Projeto dispõe sobre a política Municipal de saneamento Ambiental. Foi aprovado, com a emenda modificativa 24/2013, em terceira votação por unanimidade.

Moção Distribuída
*Moção 04/2013: De autoria de todos os vereadores, concede voto de congratulações a toda a equipe dos Correios, pelos 350 anos de atividades postal regular no Brasil.


APAE comemora a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla



Todos os anos, o Movimento Apaeano reserva a data de 21 a 28 de agosto para praticar ações que têm como principal objetivo divulgar a comunidade em geral os direitos e deveres que são inerentes às pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Neste evento, as Apaes em todo país aproveitam à oportunidade para aproximar seus alunos de seus colegas que frequentam outras escolas especiais e as escolas regulares, dos colegas que não estão mais nas escolas, da comunidade de modo geral. Expõem ao público em geral, as ações que são desenvolvidas em favor da pessoa com deficiência intelectual e múltipla em seus municípios.
            Na reunião da diretoria e do Conselho de Administração da Fenapaes (Federação Nacional das APAEs) realizada em março de 2013 no Rio de Janeiro, foi aprovado o tema: “Desafiando os limites, diminuindo as diferenças.”, para nortear as ações para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2013. O tema foi escolhido dentre outras muitas contribuições trazidas pelos Conselheiros e Diretoria.
            O tema remete ao espírito de luta e garra das pessoas com deficiência e também dos apaeanos que têm, nestes supostos limites, a motivação para superação deles, o que, consequentemente, vêm diminuindo as diferenças sociais e o preconceito nestes anos de existência da APAE. O tema sugere a continuidade e ampliação desta característica positiva de nossos atendidos, colaboradores e dirigentes.
            A APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Campo Belo realiza sempre programa, com muito carinho e dedicação, uma semana com atividades e lanches especiais para seus alunos/pacientes e familiares. Neste ano, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla iniciou com um Culto em Ação de Graças, na quarta-feira (21), contando com uma participação efetiva de alunos e seus familiares, funcionários e convidados. Na quinta-feira (22) foi realizado o Cantapae, evento que sempre revela talentos dentre os alunos da instituição e na sexta-feira (23) os alunos curtiram um filme no Cineapae e os pais e familiares dos alunos assistiram uma Palestra ministrada pela Assistente Social da Previdência Social, Cristiane, com o tema “Benefícios para a Pessoa com Deficiência”. A programação continua na próxima segunda-feira (26) com um Futebol Funcionários x Alunos no turno da manhã e no turno da tarde os alunos participam da Rádio “Cada Palavra é um Flash”, com a participação especial dos alunos do CEOM. Na terça-feira (27), acontece uma Manhã e Tarde Festiva com a participação dos alunos da E.E.Prof. José Monteiro que sempre abrilhantam esta semana. E finalizando a semana, na quarta-feira (28), será celebrada uma Missa em Ação de Graças, ás 19 horas, na APAE, e toda comunidade está convidada.
            “A APAE agradece a todos que colaboraram para o sucesso da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla” – agradecem a Diretora da Escola Clínica de Educação Especial da APAE, Naiara Costa de Castro e Rogério Pacífico, Presidente da APAE.

Por Vanessa Vieira Penido Ribeiro


Com medo de multas, serralherias de
Campo Belo fecham as portas



         Tradicionais serralherias de Campo Belo abertas há mais de 30 anos estão fechando suas portas após determinação do Ministério Público que notificou a Prefeitura Municipal solicitando que não fosse mais dado alvará de funcionamento para estas oficinas, uma vez que não estão em acordo com algumas questões ambientais. Alguns serralheiros já foram autuados e até multados no valor de R$ 2.500,00 pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Estes pequenos empreendedores esperam que uma solução seja apresentada para que muitas pessoas não fiquem sem trabalhar. Estima-se que no município exista mais de 50 serralherias.
            Em recente reunião na Câmara Municipal, Guilbert Rosário dos Santos, representando alguns serralheiros que estavam na reunião, explicou a situação para os vereadores. “Todos os serralheiros que têm firmas abertas em Campo Belo, licenciadas com seus alvarás, pagando seus impostos, receberam a visita da Polícia do Meio Ambiente aplicando multas por causa de uma licença ambiental, que já existe, estamos cientes disso e o mesmo policial que aplicou a multa passou várias sugestões para que procurássemos o responsável para conseguirmos esta licença ambiental. Com isto foi feita a notificação e nós estamos recorrendo desta multa, mas a licença que nós procuramos obter, não conseguimos, porque as nossas oficinas que já existem há vários anos, tirando o alvará direitinho e trabalhando há vários anos, não podemos conseguir esta licença porque estamos em área residencial. Muitos denunciam, muitos não gostam de barulho, porque prejudica, mas como precisamos do trabalho para sustentar nossas famílias, temos nossos compromissos, além de ser o que a gente sabe fazer”.
            Ele falou que foi até a Secretaria Municipal de Obras (Seop). “Procurando um responsável no Seop, ele mesmo se comoveu com a nossa história, procurou recorrer a multa, não cobrando nada e sugeriu que viéssemos aqui na Câmara, porque a partir de 2014, não só esta licença que nós não podemos ter, nosso alvará será cassado. E se isto acontecer, não temos para onde ir como nossas oficinas e ferramentas. Nós queremos respostas e a ajuda de todos os vereadores para saber sobre esta lei, se existe como continuarmos os trabalhos e se tem como conseguir esta licença”.
            Ao ser questionado sobre quem estava fazendo esta fiscalização, o serralheiro falou. “O que nós sabemos é que existe um órgão responsável e uma pessoa do SEOP que vai às oficinas para verificar a área que ela está instalada, se é em área industrial para conseguir esta licença com eles, mas ele nos disse que não podemos ter esta licença porque estamos em área residencial. Inclusive tem um amigo nosso que tem uma serralheria muito grande com mais de seis funcionários na sua oficina e já está com ordem para fechar, mesmo tendo a licença ambiental porque está em área industrial, mas por causa de uma denúncia de um vizinho, o promotor falou que vai fechar a oficina e já está com esta ordem para fechar e ir para outro lugar, mas ele não tem para onde ir”.

Prefeitura Municipal
            A procuradora geral do município, Dra. Irene Gonçalves falou que o município não tem participação nenhuma no fechamento destas oficinas. “A questão é que estes serralheiros foram multados e autuados por uma Secretaria do Meio Ambiente da esfera estadual, não foi pelo município. Tradicionalmente as antigas serralherias eram instaladas pegavam o alvará municipal e trabalhavam normalmente. Não houve intervenção do município no sentido de fechamento, o que houve foi um caso onde um proprietário de uma serralheria foi chamado ao Ministério Público, fez um ajustamento de conduta, a partir daí o Ministério Público detectou que o problema era coletivo e que ele deveria acionar todas as serralherias e a preocupação da promotoria é aplicar a legislação ambiental, os critérios de segurança e com isso o município não tem como intervir e impedir porque não é uma autuação municipal e sim, de uma Secretaria do Meio Ambiente do Estado. E com isso, os serralheiros estão sendo autuados, eles terão que se adequar dentro das exigências ambientais, o município tentou enquanto pode emitir o alvará de funcionamento para estes serralheiros, mas a partir do momento que vem uma interferência de outro órgão, porque as multas não são nem para a Prefeitura, não são para o município, esta multa é para um órgão estadual e se desobedecerem esta autuação vão sofres novas autuações e de repente será até mais drástico para eles este sistema de fiscalização. O que visa hoje é a questão da urbanização, do Plano Diretor que tem de ser respeitado e não tinha este cuidado. Para se ter uma ideia hoje isto é tão exigido e fiscalizado que para um futuro bem próximo, todos os pequenos estabelecimentos, inclusive se têm notícias que até salões de beleza, estabelecimentos de estética, todos vão sofrer a mesma fiscalização. A exigência de fechamento não partiu do município, muito pelo contrário, o município tem o maior interesse em incentivar o emprego, o pequeno empreendedor, gerar emprego, este sim, é o interesse do município”.
            Com relação a multa, o município não pode fazer nada. “Não pode porque nem é o município que vai receber esta multa. Os serralheiros vão ter que recorrer perante o órgão estadual, a multa nem é recorrida aqui para o prefeito ou para o município, e sim, para o Estado, se eles quiserem fazer defesa, pedirem tempo ou reconsideração da multa não é para a Prefeitura, eles terão que fazer isto para o órgão estadual que autuou o estabelecimento deles e que multou, porque a multa é para o Estado e não para o município”.
            A advogada explicou se a Prefeitura continuará expedindo o alvará. “Não, porque o alvará é uma autorização que é dada em caráter precário, temporário, não é perpétuo, qualquer alvará que se emite tem caráter temporário que a gente chama de precário e pode ser cassado a qualquer momento e no próprio alvará vem escrita esta expressão, que ele pode ser cassado. A partir do momento que o município recebe uma notificação, que ele não pode mais expedir alvarás para este tipo de estabelecimentos senão adotados critérios exigidos pelo meio ambiente e os critérios da legislação estadual nós não temos como intervir, impedir e sanar porque não é problema da nossa esfera”.
            Se existe um prazo para estas serralherias se adequarem, Dra. Irene explicou. “Isso é uma questão de segurança da coletividade, é a própria evolução das questões dinâmicas e sociais, do direito, e não somos nós, hoje qualquer estabelecimento por menor que seja já existe esta preocupação de projeto, de alvará, de licença e até do Corpo de Bombeiros. E a questão do município em poder ajudar seria no sentido de ver uma área para instalação, mas não podemos perder de vista que o empreendedor vai instalar nesta área, ele ainda tem de ter o cuidado, de ter o alvará do Corpo de Bombeiros, a licença ambiental, projeto de instalação, projeto elétrico, ou seja, este empreendedor tem de ter todos estes projetos para construir este galpão e o município pode ajudar na adequação do terreno, mesmo assim, é preciso ter lei porque nós não temos a liberdade e tudo que existe aqui é do povo”.

Preocupação
            Um dos prejudicados é o serralheiro Aloísio. “Prejudicou bastante, inclusive minha oficina está fechada há uma semana e estou com prestação para pagar, cheque para pagar e minha oficina fechada até resolver esta situação porque a Prefeitura não pode dar alvará. Tenho esta oficina há mais de 30 anos, é onde tiro o sustento da minha família e cumpro meus compromissos e nenhum serralheiro de Campo Belo vai conseguir pagar esta multa de R$ 2.500,00, porque a nossa classe é a que menos ganha dinheiro, a gente ganha o dia, não tem lucro e acho que deveria ser dado um prazo para a gente ver o que pode ser feito antes de mandar fechar as oficinas e não fomos nem avisados. Eu tenho um fornecedor que viaja todo o Sul de Minas e falou que nunca viu isso, só aqui”.


Após caminhar mais de 300 km, romaria chega neste domingo a Aparecida



          Há 37 anos movidos por tradição e fé, peregrinos saem de Campo Belo com destino à cidade de Aparecida, no Estado de São Paulo para uma caminhada de 320 km. A romaria, com 200 romeiros, partiu na manhã de quinta-feira, 15 de agosto, (Assunção de Nossa Senhora) da Igreja Nossa Senhora Aparecida, após uma Santa Missa celebrada pelo Padre Sebastião Ananias em homenagem aos romeiros. A chegada da romaria ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida acontece neste domingo, 25 de agosto.

            Serão dez dias de caminhada, intercalada com os horários de descanso, numa média de 32 quilômetros por dia. O início dos trajetos diários acontece sempre no amanhecer de cada dia. Toda a logística da caminhada é previamente organizada nos mínimos detalhes com uma grande equipe de apoio.

            De acordo com um dos organizadores da atual romaria, Antônio Alves de Sousa, existe toda uma estrutura por trás, atendendo com isto as necessidades básicas de todos os integrantes que este ano tem um grande número de novatos. Para isto, existem as equipes que são divididas: cozinha, café, água, barracas e caminhões.

            Na chegada a Aparecida acontece o encontro dos romeiros com seus familiares. Em seguida todos vão para a Basílica Nova quando será celebrada a Missa a Nossa Senhora Aparecida que será transmitida pela Rede Vida de Televisão. O retorno para Campo Belo está previsto para as 14h.

            Todo o ano a romaria a pé de Campo Belo a Aparecida, tem um significado e emoção diferentes para aquelas pessoas que enfrentam todas as adversidades para agradecer as graças e bênção alcançadas. A romaria a pé acontece todos os anos, no mês de agosto, e durante a caminhada os participantes se confraternizam e dividem as histórias de fé, que os move a caminhar até a Basílica de Aparecida.

            “Caríssimos romeiros de Nossa Senhora. Caminhar com Jesus é o sentido da vida de todos os cristãos, peregrinos neste mundo, construindo o reino de Deus para viver plenamente as alegrias celestiais. A alegria celestial é uma sinfonia de amor e de felicidade. Cada passo de nossa peregrinação nos deve levar na direção de Deus. A estrada mais segura para seguirmos nos caminhos de Jesus são os passos de Maria. Ela nos leva sempre a Jesus. Que a 35ª Romaria a Pé à casa da Mãe Aparecida seja momento de graça e bênçãos para os romeiros. Dai-nos a bênção, ó mãe querida, Nossa Senhora Aparecida”, lembrou Padre Sebastião Ananias Lino, pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus.



Romaria

            A romaria é a história da peregrinação do povo de Deus, que teve início com a partida de Abraão em busca da Terra prometida, passando 40 anos de caminhada pelo deserto. Dentro desta dinâmica, desde a descoberta da imagem de Nossa Senhora Aparecida os devotos da Mãe Maria saem de vários lugares e um só destino: o Santuário da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, um lugar de paz para onde eles vêm para alcançar suas graças e fazer seus louvores; enfim, chegar à Terra Prometida no coração do Pai.



Assunção Nossa Senhora

            O feriado de Assunção de Nossa Senhora é celebrado anualmente a 15 de agosto. Os cristãos acreditam que quando da morte de Virgem Maria, esta foi transportada em corpo e alma até aos céus.

            Assim, a festa da assunção para o céu da Virgem Maria é celebrada como a "Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria" pelos católicos.

            No dia 15 de agosto a Igreja celebra a solenidade da Assunção de Nossa Senhora. É a terceira e última solenidade de Maria durante o ano na Igreja u

Foto: Roberto Murilo


Operadoras vão começar a cobrar imposto em qualquer compra com cartão de crédito


          Usar o cartão de crédito vai ficar mais caro a partir de setembro deste ano, quando passa a valer a resolução do Banco Central (BC) que autoriza a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Com isso, será tarifado 0,38% sobre qualquer compra ou operação com cartão. A economista Jane Noronha explica que o BC passou a considerar que, ao efetuar uma compra com cartão de crédito, o consumidor está adquirindo, na verdade, um empréstimo, uma vez que ganha prazo para pagar. “É exatamente sobre este tipo de operação (empréstimo) que o IOF sempre incidiu. O que está mudando é o conceito do que seria uma operação feita com o cartão de crédito”, explicou.
            A economista destaca que a cobrança vai incidir até quando o consumidor recorrer ao cartão para pagar contas de energia ou de água. “Quando você trazia a sua cota da Cemig e da Copasa para o cartão de crédito, o que você estava fazendo era adiar esse pagamento. Portanto, todo esse bolo passa agora a pagar 0,38%”, detalha.
            Quem faz compra internacionais com o cartão de crédito, operação que já incidia cobrança de IOF de 6,38%, terá que desembolsar mais 0,38% do imposto.

Juros
            As taxas de juros cobradas pelas operadoras de cartões de crédito no Brasil são as mais altas do mundo, superando 300% ao ano, em média. O principal custo é com a anuidade, que pode chegar a R$ 600. Além disso, os juros do crédito rotativo, cobrados quando a fatura não é paga até o dia do vencimento, podem ultrapassar 800% ao ano. Já o percentual pago pelo consumidor que necessita fazer um saque chega a 600%.
            Usuários de cartão de crédito ouvidos pela reportagem da Itatiaia não gostaram de saber que terão mais uma despesa na fatura. “Aí é fria. Melhor usar dinheiro”, disse Jonas Davidson, ao saber da nova cobrança.

Fonte: Rádio Itatiaia

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Boa Esporte x Palmeiras: 50% dos ingressos já foram vendidos em MG

Partida pela Série B do Brasileiro acontece no dia 24 de agosto em Varginha

Por GLOBOESPORTE.COM
Varginha, MG



     Metade dos 15,3 mil ingressos para a partida entre Boa Esporte e Palmeiras, que acontece no dia 24 de agosto no Estádio melão, em Varginha, já foram vendidos. Segundo a diretoria do clube mineiro, 6,5 mil bilhetes foram vendidos para a torcida palmeirense e 1,8 mil para torcedores bovetas. Ainda estão à venda sete mil ingressos, sendo 1,5 mil para a torcida do Boa Esporte e 5,5 mil para os torcedores do Verdão.
     O valor único das entradas, que estão sendo vendidas desde o dia 30 de julho, é de R$ 40 (R$ 20 meia). A torcida do Boa Esporte vai ficar na área coberta enquanto os torcedores do Palmeiras ficam no setor descoberto.

Confira abaixo os pontos de vendas:

Varginha
Pré Festa, Ingressos, eventos e Convites – Galeria da Fonte Loja 16 - Centro.
Padaria Ki Pão – Av. Dr José Justiniano Reis, 1115 – Sion.
Universo do Celular – Av. Rui Barbosa Nº 153 A – Centro.
Casa de Frutas do Nelci – Rua Antônio Cesário Nº 37 – Bom Pastor
Onda Sete –Rua Delfim Moreira – Centro
Super Sport – Rio de Janeiro – Centro

Três Pontas
Sede da Flaminas – Rua dos Expedicionários nº 122
Dodô Esportes - Praça Cônego Vitor nº 82

Dia: 24/08/2013 – Das 13h até a hora do jogo
Local:
Estádio Municipal Prefeito Dilzon Melo (Melão) - Rua Ruth de Carvalho, s/n – Bairro Sion
Fifa abre cadastro para compra de ingressos, e processo dura 10 minutos

Consumidores se registram no site da entidade para ficarem aptos para sorteio de bilhetes, que será realizado após fim da etapa inicial


Por GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro



     A Fifa iniciou na manhã desta terça-feira a primeira fase do processo de venda de ingressos para a Copa do Mundo de 2014. Nesse período, que vai até 10 de outubro, os torcedores poderão se registrar no site da entidade para ficarem aptos ao sorteio que será realizado mais adiante, de acordo com o número de solicitações.
     A partir daí, os consumidores sorteados serão comunicados, e a Fifa cobrará o valor da entrada entre os dias 5 a 28 de novembro pelo cartão de crédito indicado na hora do pedido inicial. As entradas poderão ser entregues em domicílio.


     Nesse primeiro período de registro, não terá importância a ordem de cadastro. Todos os pedidos serão reunidos e processados conjuntamente ao fim desta etapa. Se o número de solicitações recebidas por jogo e categoria exceder a quantidade de ingressos disponíveis, será feito um sorteio para determinar os solicitantes contemplados.
     Haverá segunda fase de vendas, dos dias 8 de dezembro a 30 de janeiro, reabrindo de 26 de fevereiro a 1º de abril. A última fase, caso haja disponibilidade, inicia em 15 de abril. Porém, desta vez, a ordem de chegada é fundamental para adquirir os bilhetes.
     Para comprar as entradas ou se registrar para o sorteio, o torcedor precisa fazer um cadastro no site Fifa.com e iniciar o pedido para solicitar as entradas para os jogos da Copa do Mundo.


Dez minutos para realizar solicitação de ingressos
     Logo nos primeiros minutos da venda de ingressos, o site da Fifa apresentou uma certa espera para levar o torcedor ao cadastro e solicitação de bilhetes. A cada quatro minutos, o consumidor era encaminhado para o registro. A mensagem "Pedimos desculpas pela demora" saltava em negrito na página.
     Já na página de solicitação, cada consumidor demorava cerca de dez minutos para realizar o pedido, o registro das informações pessoais e os dados do cartão de crédito.
     No fim, o site fornece um número de solicitação para os torcedores para que o pedido possa ser acompanhado via internet. No cadastro, os consumidores podem optar pela entrega em domicílio ou retirada em algum ponto estipulado pela Fifa.
     A Fifa anunciou via Twitter que apenas na primeira hora 80 mil solicitações de ingressos foram realizadas pelos torcedores.

Entrega em domicílio
     Antes receosa com a entrega em domicílio, a Fifa fez vários estudos com empresas de entrega para garantir a segurança do processo. De acordo com a entidade, esses grupos serão responsabilizados por qualquer falha no repasse dos bilhetes aos consumidores, que poderão retirar as entradas nos pontos estipulados pela federação.
     - É como enviar dinheiro pelo correio. É por isso que depois da Copa das Confederações conversamos com empresas que fazem esse tipo de entrega. Nós temos nos reunido com eles. Checamos a segurança, a falha na entrega. E eles vão pelo menos três vezes na sua casa tentar entregar. Ainda faltam alguns ajustes, mas essa estrutura estará pronta quando começarmos a distribuição – falou Weil.















Após caminhar mais de 300 km, Romaria chega neste domingo a Aparecida




          Há 37 anos movidos por tradição e fé, peregrinos saem de Campo Belo com destino à cidade de Aparecida, no Estado de São Paulo para uma caminhada de 320 km. A romaria, com 200 romeiros, partiu na manhã de quinta-feira, 15 de agosto, (Assunção de Nossa Senhora) da Igreja Nossa Senhora Aparecida, após uma Santa Missa celebrada pelo Padre Sebastião Ananias em homenagem aos romeiros. A chegada da romaria ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida acontece neste domingo, 25 de agosto.
            Serão dez dias de caminhada, intercalada com os horários de descanso, numa média de 32 quilômetros por dia. O início dos trajetos diários acontece sempre no amanhecer de cada dia. Toda a logística da caminhada é previamente organizada nos mínimos detalhes com uma grande equipe de apoio.
            De acordo com um dos organizadores da atual romaria, Antônio Alves de Sousa, existe toda uma estrutura por trás, atendendo com isto as necessidades básicas de todos os integrantes que este ano tem um grande número de novatos. Para isto, existem as equipes que são divididas: cozinha, café, água, barracas e caminhões.
            Na chegada a Aparecida acontece o encontro dos romeiros com seus familiares. Em seguida todos vão para a Basílica Nova quando será celebrada a Missa a Nossa Senhora Aparecida que será transmitida pela Rede Vida de Televisão. O retorno para Campo Belo está previsto para as 14h.
            Todo o ano a romaria a pé de Campo Belo a Aparecida, tem um significado e emoção diferentes para aquelas pessoas que enfrentam todas as adversidades para agradecer as graças e bênção alcançadas. A romaria a pé acontece todos os anos, no mês de agosto, e durante a caminhada os participantes se confraternizam e dividem as histórias de fé, que os move a caminhar até a Basílica de Aparecida.
            “Caríssimos romeiros de Nossa Senhora. Caminhar com Jesus é o sentido da vida de todos os cristãos, peregrinos neste mundo, construindo o reino de Deus para viver plenamente as alegrias celestiais. A alegria celestial é uma sinfonia de amor e de felicidade. Cada passo de nossa peregrinação nos deve levar na direção de Deus. A estrada mais segura para seguirmos nos caminhos de Jesus são os passos de Maria. Ela nos leva sempre a Jesus. Que a 35ª Romaria a Pé à casa da Mãe Aparecida seja momento de graça e bênçãos para os romeiros. Dai-nos a bênção, ó mãe querida, Nossa Senhora Aparecida”, lembrou Padre Sebastião Ananias Lino, pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus.

Romaria
            A romaria é a história da peregrinação do povo de Deus, que teve início com a partida de Abraão em busca da Terra prometida, passando 40 anos de caminhada pelo deserto. Dentro desta dinâmica, desde a descoberta da imagem de Nossa Senhora Aparecida os devotos da Mãe Maria saem de vários lugares e um só destino: o Santuário da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, um lugar de paz para onde eles vêm para alcançar suas graças e fazer seus louvores; enfim, chegar à Terra Prometida no coração do Pai.

Assunção Nossa Senhora
            O feriado de Assunção de Nossa Senhora é celebrado anualmente a 15 de agosto. Os cristãos acreditam que quando da morte de Virgem Maria, esta foi transportada em corpo e alma até aos céus.
            Assim, a festa da assunção para o céu da Virgem Maria é celebrada como a "Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria" pelos católicos.
            No dia 15 de agosto a Igreja celebra a solenidade da Assunção de Nossa Senhora. É a terceira e última solenidade de Maria durante o ano na Igreja universal.


Fotos: Roberto Murilo

sexta-feira, 16 de agosto de 2013


Câmara Municipal retoma os trabalhos após o recesso



           Os vereadores de Campo Belo se reuniram na noite de segunda-feira (12) para a primeira reunião ordinária da Câmara Municipal após o recesso parlamentar. Nesta primeira sessão muitos projetos distribuídos e a apresentação de requerimentos, emendas e indicações.
            As reuniões acontecem todas as segundas-feiras a partir das 18h. Compareça.



IEF volta os trabalhos a partir desta segunda-feira


Prédio onde está o escritório do IEF em Campo Belo


           Fechado desde fevereiro, o IEF (Instituto Estadual de Florestas) escritório de Campo Belo volta suas atividades a partir desta segunda-feira, 19 de agosto. Uma boa notícia para os usuários das cidades de Campo Belo, Aguanil, Cristais, Candeias e Santana do Jacaré que precisam do órgão para determinados documentos. O fechamento temporário aconteceu por falta da renovação do convênio firmado entre o município e o órgão, que inclui o pagamento do salário de um engenheiro responsável.

            Segundo informações, o IEF volta suas atividades sem a presença de um engenheiro, o que deverá ser resolvido nos próximos dias. A reportagem do jornal entrou em contato com a assessoria de Comunicação e Jurídica do IEF da região na cidade de Divinópolis, mas até o fechamento desta edição nenhuma informação foi passada.



APAEs correm sério risco de serem fechadas e prejudicar milhares de alunos
Em Campo Belo 230 alunos podem ficar prejudicados

Sede da APAE de Campo Belo

           Um possível fim das APAEs (Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais) vem causando uma polêmica muito grande em todo o país e em Campo Belo onde a entidade realiza um trabalho valoroso junto a seus alunos a preocupação não é diferente. Com 230 alunos e 49 funcionários a APAE do município é reconhecida por tudo que desenvolve junto a estas crianças. Na última semana, o vice-presidente da APAE, Delzio do Vale Araújo, esteve em Belo Horizonte representando a entidade numa mobilização em prol da manutenção das APAEs.
            Pai de aluno apaeano e presidente da APAE de Campo Belo, Rogério Pacífico, falou sobre esta situação. “A inclusão de nossos filhos (alunos de APAEs) seria muito boa, se não fosse utópica. Não existe inclusão possível diante de tantas diferenças e dificuldades por parte dos pais e alunos da APAE. Vivemos o tempo de tomar medidas eficientes e urgentes contra o chamado bulling, tão falado em noticiários e responsável por desgraças em escolas. Tenho certeza, o problema não é de ordem estrutural, e sim, intelectual, motora, e ate física. Podem fazer as melhores salas, com os melhores professores. Esta intenção de inclusão será com toda certeza, a maior exclusão de nossos filhos e alunos das APAEs. Além do mais, acho que os maiores interessados no assunto, os pais, deveriam ser ouvidos. Não sei realmente a posição política e educacional das autoridades competentes a respeito, mas a posição das APAEs, é de continuar cada vez mais fortes e eficientes na educação e tratamento de nossos assistidos (alunos)”.

Manifestação
            Mais de 500 pessoas, entre elas: pais, amigos, professores, profissionais e voluntários das Apaes em Minas, juntamente com os representantes das entidades para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, surdos e cegos, reuniram-se nessa quarta-feira (7), na Praça da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em uma grande Mobilização Estadual em prol da manutenção do texto aprovado pela Câmara dos Deputados para a Meta 4, do Plano Nacional de Educação (PNE), que trata da oferta de educação para as pessoas com deficiência.
            Vários manifestantes levaram faixas e cartazes, ao som de batucadas e apitaços para chamar atenção das autoridades a favor da manutenção do texto da Meta 4. Quando o texto foi para o Senado Federal, o senador José Pimentel o alterou de forma a trazer prejuízos para as Apaes e entidades do mesmo segmento, diante da previsão da extinção as escolas especiais até 2016. O ex-presidente da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS), Antônio de Abreu, falou aos manifestantes com o apoio de uma interprete e disse que essa causa é justa e que a mobilização se faz necessária. Mães, alunos, professores e profissionais falaram da importância das Escolas Especiais e do diferencial que essas escolas possuem por oferecer um trabalho de qualidade e excelência às pessoas com deficiência, com apoios e abordagens adequados a esse público, que extrapolam o contexto da escola convencional.
            O presidente da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais, Eduardo Barbosa, agradeceu a todos os manifestantes pela presença e ressaltou que irá lutar pela permanência das Escolas Especiais. “Nosso maior objetivo é a retomada do texto da Meta 4 aprovada na Câmara dos Deputados que definiu a manutenção das escolas especiais no Plano Nacional de Educação. O movimento Apaeano tem um posicionamento claro à favor da inclusão e defende a coexistência entre escola comum e escola especial”, explicou Eduardo Barbosa. Ele também reforçou a importância da presença de todos os Apaeanos na Grande Mobilização Nacional, que acontecerá em Brasília no próximo dia 14 de agosto.
            O presidente da ALMG - Deputado Dinis Pinheiro (PSDB); o presidente da Comissão de Saúde do Parlamento mineiro - Deputado Carlos Mosconi (PSDB); e o Presidente da Comissão de Educação - Deputado Bosco (PTdoB) participaram do ato. Para Dinis Pinheiro, o que o MEC está propondo é um atentado aos direitos do cidadão e uma agressão ao ser humano. Em seu discurso aos representantes das Apaes, ele afirmou que a Assembleia apoia o movimento e está sempre ao lado daqueles que trabalham pela educação das crianças e adolescentes especiais.
            Em reunião particular com o presidente da Feapaes-MG e os representantes das Apaes presentes, o Deputado Dinis Pinheiro reforçou seu apoio às Apaes e afirmou que a Assembleia apoia o movimento e está sempre ao lado daqueles que trabalham pela educação das crianças e adolescentes especiais. “A Apae é sinônimo de amor, devoção e ternura. A Assembleia Legislativa tem, no mínimo, a obrigação de defender este trabalho”, disse.
            Ao final, o vice-presidente da Federação das Apaes e presidente da Apae-BH, Sérgio Sampaio, falou à TV Assembleia, ao vivo, durante a reunião da Comissão de Educação. A deputada Liza Prado (PSB) disse que apoia a mobilização das Apaes e que as escolas das Apaes não podem ser fechadas, pois possuem um papel fundamental na vida das pessoas com deficiência.

Fonte: Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais