sexta-feira, 4 de outubro de 2013


Notificados 16 casos de dengue clássica no município

         População e autoridades de Campo Belo estão preocupados com a chegada das chuvas e do calor o que normalmente ocasiona o aumento do mosquito Aedes aegypti, um mosquito diurno que se multiplica em depósitos de água parada acumulada nos quintais e dentro das casas. O vírus da dengue é transmitido pela fêmea do mosquito. Nossa reportagem entrou em contato com a Superintendência Regional de Divinópolis que confirmou 16 casos de dengue clássica registrados até a última semana. A Regional informou ainda que não houve nenhum caso de dengue hemorrágica. 

Programa Permanente da Dengue
            O Governo do Estado tem como objetivo propiciar aos territórios sanitários do Estado de Minas Gerais condições para o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, visando a identificação das medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou a outros agravos à saúde, em especial os relacionados à dengue.
            A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais identificou em 2011 a reintrodução do Sorotipo DEN-4 em seu território. Esse sorotipo não circulava no Estado há quase 30 anos; desta forma a maior parte da população com menos de 30 anos está susceptível à infecção pelo vírus.

•Entre os meses de novembro e maio, historicamente observa-se maior concentração no número de casos de dengue notificados em função das condições climáticas favoráveis.
•A troca de gestão ocorrida em aproximadamente 83% das prefeituras do Estado provocou desmobilização de muitas equipes de controle e vigilância o que pode ter acarretado atraso na digitação e envio da informação do número de casos.
•É de fundamental importância a participação da população no controle da dengue. As pesquisas mais recentes apontam que mais de 80% dos focos de Aedes aegypti encontram-se dentro dos domicílios.
            A FUNED comprovou a transmissão simultânea por diferentes sorotipos no Estado, através dos exames de isolamento viral: DEN-1, DEN-2 e DEN-3 a partir de 2008, fato que propicia o aumento da transmissão de dengue e a ocorrência de maior número de casos na forma grave.
•Foi detectada a introdução do sorotipo DEN-4 no Brasil no mês de julho de 2010, e em Minas Gerais a presença deste sorotipo foi confirmada em setembro de 2011.
•A SES-MG reitera a importância das ações de controle e prevenção por parte do poder público e da população. Todas devem ser mantidas e intensificadas, uma vez que em Minas já circulam os demais sorotipos (DEN 1, 2 e 3).

Até o momento foram confirmados 293.325 casos de dengue em Minas Gerais

Ano     Dengue Clássico confirmados
*2008: (42.368)
*2009: (48.742)
*2010: (194.636)
*2011: (32.085)
*2012: (22.105)
*2013*: (293.325)

Nenhum comentário:

Postar um comentário