segunda-feira, 11 de novembro de 2013


Começou dia 1º de novembro a vacinação contra a febre aftosa


         Pecuaristas de Campo Belo e de todas as regiões já podem vacinar seus rebanhos contra a Febre Aftosa durante o mês de novembro em Minas Gerais. No estado, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Febre Aftosa será realizada no período de 1º a 30 de novembro, com os pecuaristas vacinando somente animais com até 24 meses de idade. A expectativa das autoridades é que os mais de 376 mil pecuaristas mineiros vacinem em torno de 10,5 milhões de bovinos e bubalinos em um rebanho total de 24,5 milhões de animais.
            A principal novidade nesta etapa de vacinação em Minas Gerais é a suspensão do envio da Carta Aviso aos domicílios dos produtores rurais. A partir de 1º de novembro o produtor deverá acessar o site do IMA (www.ima.mg.gov.br), imprimir o documento e preencher seus dados ou comparecer ao escritório local do IMA em Campo Belo. Além disso, ele poderá comprar a vacina apresentando seu CPF ou cartão de identificação do IMA. Após esse procedimento e, de posse da Nota Fiscal de Compra e vacinação do animal, tem um prazo de 10 dias para entregar a documentação no escritório do IMA mais próximo de sua propriedade.
            Segundo o diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, Minas Gerais era o único estado da federação que realizava o procedimento de enviar a Carta Aviso pelo correio aos pecuaristas. “Dessa maneira, e seguindo recomendações do Governo do Estado, o IMA passou a adotar o sistema online, visando simplificar e agilizar o processo, em vista do grande número de municípios, rebanho e propriedades rurais existentes em território mineiro”.
            A vacinação é de grande importância para a proteção do rebanho mineiro. Dessa maneira, na hora de vacinar o animal o produtor deve tomar cuidados básicos e importantes, tais como: reunir o gado nos horários mais frescos do dia, transportar a vacina em caixa térmica com três partes de gelo para uma de vacina mantendo a temperatura entre 2 e 8 graus centigrados e não vacinar animais doentes.
            O local da aplicação correta é na tábua do pescoço do animal por via subcutânea ou intramuscular, tendo o cuidado de manter a seringa na posição inclinada. O produtor que possuir animais de alto valor econômico deverá solicitar o acompanhamento de veterinário de sua propriedade no manejo da vacinação.

Vacinação
            A vacinação contra a Febre Aftosa existe em grande parte da América do Sul, sendo uma das principais estratégias dos programas nacionais de erradicação. As experiências disponíveis na região demonstram que a manutenção de um adequado nível de imunidade populacional na espécie bovina tem contribuído para a erradicação da doença neste território.
            Para Altino Rodrigues Neto, assim como outros estados do Brasil, Minas está empenhando forças para transformar todo o seu território em área livre da doença sem vacinação. “Para alcançar este objetivo, estamos convocando todos os pecuaristas, sindicatos rurais, cooperativas e outros segmentos do agronegócio para que nos ajudem nesta empreitada”.
            O governo brasileiro aliado a outros países do continente americano e organismos internacionais concentra esforços para conter e eliminar a doença nos rebanhos da Américas por meio de uma intensa campanha de vacinação. Com esses esforços é que há 21 meses não há foco da doença na América do Sul.

Carta Aviso
            O IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária) comunica que a partir da etapa de novembro de 2013, não mais encaminhará a Carta Declaração de Vacinação ao domicílio do criador (a).
            A declaração dos animais vacinados continuará sendo feita da mesma forma com a apresentação da nota fiscal da compra da vacina juntamente com a Carta Declaração preenchida.

Fonte: IMA



Miss infantil é apresentada à Câmara de vereadores de Campo Belo


Por: Kelly Cristina

     Esbanjando beleza, simpatia, e muita alegria, Juliana Freire Miranda fez uma brilhante apresentação na Casa Legislativa do município. Na sessão ordinária de quinta-feira (07), a ordem do dia foi alterada para receber uma visita ilustre. A Miss Infantil 2013 venceu o concurso coordenado por Sirlene Ferreira. Os legisladores reconheceram o talento mirim da bela garota, e incentivam os seus a investiram na carreira da pequena. Até discurso a Miss fez: “Agradeço a Deus, a meus pais, e a coordenação do concurso pela oportunidade. Estou realizada”, disse Juliana Freire Miranda.

Vereadores participam de Congresso Jurídico



Carlos Alberto Chaves e Salime Lasmar, ambos PSDB, participaram do VII Congresso Jurídico da Unifenas. Eles entregaram ao acadêmico Daniel Edson, a Moção Congratulatória concedida pela Câmara Municipal, pelo livro editado. É a Câmara valorizando os talentos da Terra.

Por Kelly Cristina


segunda-feira, 4 de novembro de 2013


Vereadores participam de debate em Piumhi que discutiu a redução da criminalidade e do uso de drogas entre menores

Por: Kelly Cristina
         Combate ao pedágio abusivo da Concessionária Nascentes das Gerais na MG-050, Redução da Criminalidade foram temas tratados em mais um encontro do Movimento Carlos Chagas. O Movimento que reúne Vereadores Unidos por Justiça Social é composto por vereadores de 25 municípios de Minas. A edição registrada quinta-feira, 18, em Piumhi contou com a participação dos vereadores campobelenses Valdelino Ananias de Castro e Silvanio Camilo/PSB, Flávio Bechir/PSD e o assessor jurídico da Casa, dr. Davi Rodarte. Em outros debates já se discutiu a insatisfação com o trabalho da perícia médica do Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) que motivou audiência pública da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Solicitada pelos deputados Rômulo Viegas (PSDB), Durval Ângelo /PT, Sargento Rodrigues /PDT e Nacib Duarte Bechir /PSD. O Movimento apontou aos parlamentares estaduais denúncias da população quanto a irregularidades na atuação do INSS, principalmente em perícias (resultando no indeferimento de pedidos de benefícios), em maus serviços prestados pelo órgão e outras injustiças contra segurados.
            Já na reunião em Piumhi o foco foi redução da criminalidade e do uso de drogas entre menores. A solução, sugerida pelo presidente do Movimento - Leonardo Leão, estaria na redução da maioridade penal para 16 anos e na inserção do menor aprendiz no mercado de trabalho a partir dos 14 anos.

Movimento Carlos Chagas
            O movimento recebeu o nome Carlos Chagas porque a ideia de unir as câmaras municipais partiu inicialmente de Oliveira (Centro-Oeste de Minas), onde nasceu um defensor da saúde, Carlos Chagas. Também apoiam a causa vereadores de São Tiago, Itaguara, Candeias, Perdões, Cláudio, Passa Tempo, São Gonçalo do Pará, Bom Despacho, Itaúna, Divinópolis, Oliveira, Bom Sucesso, Santo Antônio do Amparo, Santana do Jacaré, Pedra do Indaiá , São Francisco de Paula e agora Campo Belo.


Câmara aprova Moção que concede congratulações
a artistas da Terra

Vereadora Salime Lasmar, a dupla João do Ouro e Zé da Prata, vereador Valdelino Ananias de Castro e o radialista João Paulo Neves

          Os vereadores Valdelino Ananias de Castro/PSB e Maria Salime Lasmar/PSDB entregaram a Moção que reconhece o trabalho musical de uma famosa dupla campobelense: João do Ouro e Zé da Prata receberam o reconhecimento da Casa Legislativa, nos estúdios da Rádio Clube de Campo Belo, no sábado, dia 20. O documento ressalta a importância que os cantores representam para a música raiz. “Temos que valorizar os talentos da cidade. Eles são conhecidos pela alegria que transmitem em suas apresentações. É uma obrigação da Casa reconhecer e divulgar este trabalho”, resumiram os vereadores.

CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO BELO INFORMA


Projeto de lei que solicita autorização para participar do Consórcio para gerenciamento do SAMUR é aprovado pela Câmara de vereadores com emendas


Câmara em ação
A Emenda objetiva permanecer com a função de fiscalização do Legislativo, diz vereadora.
            O Projeto de Lei 51/2013, de autoria do Executivo, tramitado na CMCB solicitando a autorização da Casa para que o município participe do Consórcio Intermunicipal de saúde para gerenciamento do serviço de urgência e emergência e ações de educação permanente em urgência na região ampliada Oeste – (CIS-URG), é aprovado com emendas que modificam o 2º § da lei. Segundo parlamentares, o texto original inibiria a participação da Câmara no processo. A autorização prevista no artigo dispensaria a ratificação, por lei, de Protocolo de Intenções por ventura firmado pelo Poder Executivo, evitando este processo, foi proposto Emenda Modificativa aprovada por unanimidade.
            A autora da modificação, Marilena Neves dos Passos/PP, entendeu que o texto proposto seria prejudicial, o que motivou a alteração. Segundo ela, a assessoria jurídica da Câmara concorda que o parágrafo previsto na Proposição, se não fosse modificado, tiraria o poder de fiscalização dos parlamentares. “Simplesmente apoiávamos o ingresso da prefeitura no consórcio das cidades que terão o SAMUR, mas o contrato constando dados significantes como: valores, indicação da sede, e as despesas direcionadas ao município, e os direitos que teríamos, não foram informadas e não seriam. A Câmara só tomaria conhecimento após a firmação do contrato. A Emenda objetiva inibir esta situação. Nós legisladores teremos acesso ao Protocolo de Intenções, daremos ciência á população campobelense, e defenderemos o direito povo sobre as ações corretas ou incorretas. A Modificação é para que tomemos conhecimento de todas as cláusulas do contrato e que sejam analisados pelo Poder que tem a função de fiscalizar”, esclareceu Leninha.
            Para a assessoria jurídica da Casa, a Emenda é pertinente. “Conheço o Projeto, trata-se de um contrato padrão, vários municípios já aderiram ao Consórcio, mas a cláusula que constava no projeto original merecia modificações. O Legislativo tem que analisar as ações executivas,” disse dr. Emi Moura, advogado da empresa contábil que assessora a CMCB, através de processo licitatório.


Justiça Eleitoral inicia campanha para incentivar
jovens a tirar o título

Cartório Eleitoral de Campo Belo

         A Justiça Eleitoral está com uma campanha voltada para os jovens campobelenses e de todo o país. Com o mote “Eu me represento: eu voto” e o slogan “Vem para a urna”, começou a ser veiculada nas emissoras de rádio e TV de todo o país a Campanha do Jovem Eleitor. A iniciativa da Justiça Eleitoral busca incentivar os jovens de 16 e 17 anos – para os quais o voto é facultativo – a procurar desde já um cartório eleitoral para tirar seu título e, assim, participar ativamente do pleito de 2014.
            A campanha, com peças no rádio e na TV, também tem o objetivo de fortalecer a cidadania, estimulando a participação do eleitor jovem nos rumos da política nacional. Além disso, a iniciativa busca evitar a formação de filas nos cartórios às vésperas do fechamento do cadastro eleitoral, no início de maio.

Jovem Eleitor: milhares de eleitores tiraram o título na última semana
            Durante a semana passada, a Justiça Eleitoral brasileira incentivou os jovens de 16 e 17 anos, para os quais o voto é facultativo, a fazer seu alistamento eleitoral para exercer o direito de voto nas eleições gerais de 5 de outubro de 2014. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, milhares de jovens tiraram o título de eleitor em todo o país. Em Minas Gerais, houve um aumento de cerca de 15% no atendimento ao público em geral, comparado às semanas anteriores. No total, foram atendidos quase 20 mil eleitores na semana, em todo o Estado.
            Os jovens que ainda não tiraram o título podem procurar o cartório eleitoral até 7 de maio do ano que vem, mas se deixarem para a última hora correm o risco de enfrentar filas. Aqueles que têm 15 anos e completarão 16 até 5 de outubro de 2014 também podem se alistar, mas somente no próprio ano da eleição.
            Em Minas, foram realizados atendimentos em escolas e instituições das seguintes cidades: Belo Horizonte, Bom Despacho, Congonhas do Norte, Coronel Murta, Guidoval, Itatiaiuçu, Mendes Pimentel, Morro do Pilar, Novorizonte, São Félix, Tocantins e Virgem da Lapa. Ao todo, 1570 títulos foram emitidos nesses atendimentos itinerantes - a maior parte (916) em Belo Horizonte, onde a Justiça Eleitoral foi a doze escolas.
            A “Semana do Jovem Eleitor” foi marcada em Minas também pelo lançamento do “Projeto Eleitor do Futuro”, coordenado pela Escola Judiciária do TRE. Além do evento de lançamento, em Belo Horizonte, outras 50 escolas, de vários municípios de Minas, tiveram palestras e debates promovidos pela Justiça Eleitoral, alcançando cerca de 9.500 alunos.
            A Semana do Jovem Eleitor teve ações especiais da maioria dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), para incentivar os jovens a tirar o título de eleitor. Nacionalmente, foi veiculada, pelas emissoras de rádio e TV, a Campanha Jovem Eleitor, desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o mote “Eu me represento: eu voto” e o slogan “Vem para a urna”. A campanha teve o objetivo de fortalecer a cidadania e estimular o interesse dos adolescentes pela política.
            


Deputados falam sobre parceria para as eleições 2014

Deputados: Dimas Fabiano (Federal) e Duarte Bechir (Estadual)

         Todo ano que antecede uma eleição é cheio de especulações políticas. Com 2014 batendo às portas, ano de eleição no país, muitos questionamentos começam a ser feito por parte da população que espera principalmente daqueles deputados que foram votados no município. Para muita gente, políticos bem votados no município ainda estão devendo cumprir e trazer muita coisa para a cidade.
            Poucos são os deputados bem votados em Campo Belo que estão trazendo e mandando recursos para serem investidos em melhorias para o município que ainda carece de mais saúde, educação, infraestrutura, esporte e lazer.
            Aproveitando a passagem dos deputados federal Dimas Fabiano/PP e Duarte Bechir/PSD durante solenidade realizada na Santa Casa de Campo Belo, nossa reportagem falou com os dois a respeito do cenário político para o ano que vem principalmente após esta parceria que foi firmada entre os dois políticos.
            Duarte começou falando de sua expectativa. “O deputado Dimas Fabiano é do Partido Progressista do nosso vice-governador Alberto Pinto Coelho e ele é uma pessoa importante no cenário político de Minas Gerais e eu estou no PSD que é da base de governo, mas não temos uma liderança conforme o PP tem. Então eu vejo a participação do partido do deputado Dimas de fundamental importância para aquilo que vai decidido para o ano que vem. O Dimas é um deputado que tem muita presença com o vice-governador, na base do governo também. Eu no PSD e o Dimas fortalecido no PP, acredito que nós dois seremos ferramentas importantes na próxima eleição e a nossa parceria ela é indiscutível, já provamos que deu certo, temos uma amizade e uma consideração acima de toda e qualquer suspeita e temos muita coisa por fazer, não é somente para esta eleição, mas para as nossas vidas daqui para frente”.
            Para o deputado federal Dimas Fabiano as eleições de 2014 podem mostrar o crescimentos destes dois nomes na região. “Duarte é um parceiro e essa nossa parceria se estende além das fronteiras da região aqui de Campo Belo, vai em direção a Zona da Mata, extremo do Sul de Minas, locais onde o deputado Duarte tem tido um crescimento de votos devido ao trabalho que ele vem desenvolvendo dentro da Assembleia e reconhecido não só aqui na região de Campo Belo, mas outras regiões do Estado também. Ele vem como vice-líder do governo crescendo cada vez mais o seu desempenho e a sua influência política e temos grandes expectativas em relação ao Duarte para o futuro. Lá em Brasília venho desenvolvendo um trabalho junto a lideranças do PP nacional e conquistando espaços maiores no meu partido junto ao nosso presidente Ciro Nogueira. Nossa expectativa de crescimento dentro da política tanto nacional quanto a mineira é enorme e tudo isto reflete em mais benefício para a nossa região”.